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TUB sem financiamento para renovar frota

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18122012

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Em 2013, a TUB não prevê efectuar qualquer renovação de frota através da aquisição de novos veículos, isto porque a Administração Central (IMTT) eliminou o habitual financiamento que anualmente era disponibilizado para esse fim, através do PIDDAC. Também neste ano de 2012, e ao contrário do que previa, a empresa municipal não pode adquirir novos veículos por falta de financiamento.

A constatação é feita nos Instrumentos de Gestão Previsional da TUB para 2013/2016 que a Câmara Municipal de Braga é chamada a votar quinta-feira, em reunião de executivo.
A administração da TUB realça, no entanto que “é imperioso, a curto prazo, retomar a estratégia de renovação de frota”, pelo que é “essencial assegurar novas fontes de financiamento, algo que, no actual quadro económico-financeiro terá que ser feito em conjunto com o accionista único da empresa, a câmara”.

A justificação para esta reivindicação é a de que “o investimento regular na renovação da frota é essencial para a manutenção de um serviço eficiente e de qualidade, não só pela melhor qualidade comercial dos veículos novos, mas também pela redução de custos de operação adivinda da inovação tecnológica no desenvolvimento de novos veículos”.

Não havendo investimento na renovação de frota (o que significa uma grande diminuição do investimento a realizar por comparação com anos anteriores), a rubrica principal passa a ser o investimento em sistemas de informação, designadamente nas valências associadas ao sistema de bilhética e ao sistema de rede ATM.

TUB no Multibanco

O sistema ATM permitirá aos clientes da TUB o carregamento dos seus títulos de transporte em qualquer posto multibanco, tornado assim a rede de vendas mais vasta e eficiente.
Ainda no início de 2013, a empresa municipal disponibilizará uma nova versão da aplicação móvel da TUB para plataformas IOS e Android, “a qual se constituirá como uma ferramenta extremamente útil para a generalidade dos clientes, em particular os ocasionais, que poderão consultar no telemóvel, em tempo real, todos os percursos e horários”.

A plataforma web também será actualizada tendo em conta estes desenvolvimentos, com desta-que para o sistema de procura dinâmico, o qual dará automaticamente aos utilizadores o melhor percurso nas linhas TUB mediante a introdução de uma origem e um destino, indicando não só os transbordos (se necessários), como também o percurso a pé entre as paragens de embarque/desembarque e os pontos seleccionados.

Com a conclusão das obras de regeneração urbana em curso no centro da cidade, a TUB vai também concluir as três primeiras fases de reestruturação da rede. Esta reestruturação pretende manter o nível de serviço público nas 62 freguesias; melhorar o nível de serviço na zona urbana, estimulando assim a procura na zona de maior potencial; e reduzir os meios operacionais afectos à exploração do serviço regular, tornando assim a operação mais eficiente.

Tarifário aumenta 3,3%

Já a partir de 1 de Janeiro, o tarifário da TUB sofre uma actualização de 3,3% em linha com a inflacção prevista. O aumento é votado quinta-feira pela câmara.


in: http://correiodominho.pt/noticias.php?id=66272
Carlos Filipe Silva
Carlos Filipe Silva
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