Tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho (11.03.2009 - In Rostos)
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11032009
Tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho (11.03.2009 - In Rostos)
Câmara Municipal do Barreiro - Sindicato Ferroviários - CT da EMEF
Tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho
Em comunicado conjunto a Câmara Municipal do Barreiro, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a CT da EMEF - "reafirmam pois o seu empenho permanente para que estes objectivos se concretizem, asseverando que continuarão a acompanhar a evolução dos diversos projectos em curso para que se encontrem as soluções adequadas, tanto na defesa do Pólo Ferroviário existente no Barreiro como, bem assim, no seu próprio reforço."
Divulgamos o texto integral do comunicado que chegou à nossa redacção:
O POLO FERROVIÁRIO E O BARREIRO
Dando continuidade a uma gestão autárquica amplamente participada pelos cidadãos e agentes locais, reuniu no dia 13 de Fevereiro, nos Paços do Concelho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal com a direcção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a Comissão de Trabalhadores da EMEF.
Aí, constatado o resultado de três décadas de políticas similares, fruto das quais os trabalhadores do Barreiro e a sua condição de vida se viram marcados pelo desaparecimento e a desarticulação do sector industrial e pela ausência de uma solução estratégica que garantisse o desenvolvimento económico do concelho e do país, como, bem assim, a importância que, para a economia nacional, assume a transformação da AML numa região capaz de competir com outras regiões da União Europeia,
Decidiram as entidades participantes salientar que:
Emconsequência do trabalho conjunto desenvolvido pela Administração Central, pela Autarquia e pelas diversas forças sociais do concelho e da região, está em curso o processo de decisão sobre um conjunto de investimentos que poderão contribuir para que o Barreiro assuma novamente o seu papel histórico na produção de riqueza no nosso País.
Tais processos passam pela construção da terceira travessia do Tejo (Barreiro-Chelas), com as vertentes rodo-ferroviaria tradicional e de alta velocidade, a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, o projecto de requalificação do território da Quimiparque e do pólo ferroviário, o prolongamento do Metro Sul do Tejo até ao Barreiro ou a construção da CRIPS, entre outros.
Nesta fase do processo, em que se procuram as soluções mais ajustadas e potenciadoras dos nossos recursos endógenos, é objectivo dos participantes nesta reunião tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho.
Aliás, os mesmos consideram indispensável a adopção de uma política que impeça a redução sistemática do numero de trabalhadores, que potencie a CP como grande operador de transportes públicos e que permita a articulação entre a Infra-estrutura e a exploração do sector ferroviário, a qual tenha como resultado o incremento do transporte públicoemdetrimento do transporte individual.
A electrificação da linha do Sado, enquanto dado objectivamente positivo, deve ser concluída o mais rapidamente possível.
É indispensável a reafirmação do Barreiro enquanto pólo central na rede nacional de comboios de médio e longo curso para transporte de passageiros e de mercadorias e alta velocidade.
É necessário modernizar as oficinas da EMEF no Barreiro para reparação e manutenção de material eléctrico, reconvertendo e dando formação aos trabalhadores e mantendo as actuais valências, revelando-se importante equacionar a concretização no Barreiro das oficinas do Metro Sul do Tejo, fruto do prolongamento deste até ao nosso concelho.
A CMB, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a CT da EMEF reafirmam pois o seu empenho permanente para que estes objectivos se concretizem, asseverando que continuarão a acompanhar a evolução dos diversos projectos em curso para que se encontrem as soluções adequadas, tanto na defesa do Pólo Ferroviário existente no Barreiro como, bem assim, no seu próprio reforço.
11 de Março de 2009
Tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho
Em comunicado conjunto a Câmara Municipal do Barreiro, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a CT da EMEF - "reafirmam pois o seu empenho permanente para que estes objectivos se concretizem, asseverando que continuarão a acompanhar a evolução dos diversos projectos em curso para que se encontrem as soluções adequadas, tanto na defesa do Pólo Ferroviário existente no Barreiro como, bem assim, no seu próprio reforço."
Divulgamos o texto integral do comunicado que chegou à nossa redacção:
O POLO FERROVIÁRIO E O BARREIRO
Dando continuidade a uma gestão autárquica amplamente participada pelos cidadãos e agentes locais, reuniu no dia 13 de Fevereiro, nos Paços do Concelho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal com a direcção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a Comissão de Trabalhadores da EMEF.
Aí, constatado o resultado de três décadas de políticas similares, fruto das quais os trabalhadores do Barreiro e a sua condição de vida se viram marcados pelo desaparecimento e a desarticulação do sector industrial e pela ausência de uma solução estratégica que garantisse o desenvolvimento económico do concelho e do país, como, bem assim, a importância que, para a economia nacional, assume a transformação da AML numa região capaz de competir com outras regiões da União Europeia,
Decidiram as entidades participantes salientar que:
Emconsequência do trabalho conjunto desenvolvido pela Administração Central, pela Autarquia e pelas diversas forças sociais do concelho e da região, está em curso o processo de decisão sobre um conjunto de investimentos que poderão contribuir para que o Barreiro assuma novamente o seu papel histórico na produção de riqueza no nosso País.
Tais processos passam pela construção da terceira travessia do Tejo (Barreiro-Chelas), com as vertentes rodo-ferroviaria tradicional e de alta velocidade, a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, o projecto de requalificação do território da Quimiparque e do pólo ferroviário, o prolongamento do Metro Sul do Tejo até ao Barreiro ou a construção da CRIPS, entre outros.
Nesta fase do processo, em que se procuram as soluções mais ajustadas e potenciadoras dos nossos recursos endógenos, é objectivo dos participantes nesta reunião tudo fazer para ajudar a superar os problemas que se vivem no sector ferroviário no Concelho.
Aliás, os mesmos consideram indispensável a adopção de uma política que impeça a redução sistemática do numero de trabalhadores, que potencie a CP como grande operador de transportes públicos e que permita a articulação entre a Infra-estrutura e a exploração do sector ferroviário, a qual tenha como resultado o incremento do transporte públicoemdetrimento do transporte individual.
A electrificação da linha do Sado, enquanto dado objectivamente positivo, deve ser concluída o mais rapidamente possível.
É indispensável a reafirmação do Barreiro enquanto pólo central na rede nacional de comboios de médio e longo curso para transporte de passageiros e de mercadorias e alta velocidade.
É necessário modernizar as oficinas da EMEF no Barreiro para reparação e manutenção de material eléctrico, reconvertendo e dando formação aos trabalhadores e mantendo as actuais valências, revelando-se importante equacionar a concretização no Barreiro das oficinas do Metro Sul do Tejo, fruto do prolongamento deste até ao nosso concelho.
A CMB, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e a CT da EMEF reafirmam pois o seu empenho permanente para que estes objectivos se concretizem, asseverando que continuarão a acompanhar a evolução dos diversos projectos em curso para que se encontrem as soluções adequadas, tanto na defesa do Pólo Ferroviário existente no Barreiro como, bem assim, no seu próprio reforço.
11 de Março de 2009
Marco_Valente- Coordenador-Principal
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